Até mesdos do século XV usava-se um mesmo estilo de roupa desde a infância até a a morte (devia ser chato, né?rsrs).As pessoas não tinham referências de moda. Aliás , a palavra moda vem de MODUS (latim) e significa costume.
A partir da idade Média, as roupas se diferenciavam pela hierarquia mesmo, classe social.A plebe era proibida até mesmo de usar determinadas cores e tecidos.
Por exemplo o vermelho, era somente usado pelo clero. O roxo ou púrpura, por ser um pigmento raro e caro só podia ser usado pela nobreza( ainda bem que hoje em dia tá tudo liberado!).
A moda ,ou esse desejo de renovação atravéz do vestuario aparece mesmo com o surgimento da burguesia.Pense que até então só existiam duas classes socias, os nobres e os plebeus.Com o advento das navegaçoes, as Cruzadas começa-se a desenvolver o comércio, ou seja uma classe de comerciantes que passam a ganhar muito dimdim e aí nacse a classe média , ou seja a burguesia.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas usadas pela corte .Aí, claro que as rainhas ,princesas , baronesas e etc não queriam se igualar as burguesas, que não tinham sangue real, não tinham nobreza e com isso começa esse movimento de se pensar em trajes novos para se diferenciarem ,iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
![maria-antonieta21 maria-antonieta21](http://lh3.ggpht.com/_nfII-UlxDX0/S6eCd1_YWUI/AAAAAAAAEgM/Ib49bq0xTzI/maria-antonieta21_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
Mas não se aflijam meninas,existe uma luz no fim do tùnel rsrsrsr,
o segredo é ter ESTILO PESSOAL!
mas isso vai ficar pro próximo post ,que esse já ficou gigante rsrsrsr!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário